Artigo de Elizeu Leonardo
E difícil neste momento em que a crise se alastra provocando estragos em todos os setores, ouvirmos várias vezes a expressão de que é preciso virar a página, isto e novo normal.
Nos questionamos, como, de que forma, quando…isto ocorreu, porque devemos seguir estes novos padrões.
Não há momento certo, mas nas empresas a mudança de atitude pode e deve começar com os gestores de RH’s que precisam deixar seu papel convencional e sim ser os difusores de uma nova mentalidade de comunicação direta e clara, e sempre observar o clima no ambiente interno e externo com relação a empresa.
E neste momento que é que notamos que faltam lideranças com posicionamento firme e coerente sobre gestão de mudanças.
Precisamos discutir, por exemplo, como será relação com os funcionários das empresas que estão reduzindo salários, fazendo cortes e mudando regime de trabalho, justamente ou não, em um momento em que todo os que acreditaram e dedicaram todo seu esforço para construir o ambiente e valores desta empresa se sentem abandonados.
De que forma os líderes devem tratar o assunto e principalmente como conduzir daqui para frente. Será necessário muito mais transparência e clareza dos objetivos e forma como a empresa irá buscar atingir estes objetivos, pois precisara contar não só com a alta direção, mas com os gerentes, supervisores e todos os funcionários do dia a dia da empresa.